“SOBA”REPUDIA INTOLERANCIA POLITICA

O soba da Kicuma, o ancião Dumbo Huambo condenou neste fim de semana a pratica de intolerância politica que se tem registado nos últimos meses que tem envolvido militantes da UNITA e MPLA que tem provocado perda de vidas humanas para alem da destruição de bens matérias. O ancião de 56 anos residente no mesmo bairro da Kicuma município do Wkuma província do Huambo e que faz parte da corte forte do sobado daquela região disse ter testemunhado vários actos protagonizados por jovens afectos a JMLA e que muitas vezes tem criado mal clima naquela parcela da província do Huambo.
Ao mesmo tempo que aproveitou explicar os últimos incidentes que aconteceram no município de Londuibale que levaram a morte de um membro da UNITA disse não serem boas práticas para os filhos da mesma terra, e ao mesmo tempo aproveitou condenar os sobas da mesma localidade que pouco fazem para acudir situações de género. Dumbo Huambo disse na sua localidade nunca teve este acontecimento porque segundo ele não permite porque quer seja um ou outro partido são filhos da mesma terra e não há razões de criar separações entre partidos e defende que todo partido que quiser implantar as suas estruturas será bem vindo porque ajuda a consolidação da democracia e a pacificação dos espíritos.
O soba que tecia tais considerações quando acabava de testemunhar um casamento a moda africana disse que a dois meses atrais foi a um seu amigo soba na vizinha província do K.sul na comuna do Atome município de Cassongue onde era proibido por parte dos membros do MPLA colocar a bandeira da UNITA , e disse ter alertado o seu amigo no sentido de saber conviver com todas forças vivas da nação e aproveitou durante a sua estadia naquela localidade convidar o secretario municipal da UNITA o senhor BLEK no sentido de implantar as suas instalações naquela comuna faltando apenas outras formações politicas que dentro de pouco tempo terão as suas instalações implantadas.
Segundo o soba que falava ao repórter deste portal disse um pai deve entregar lavra a qualquer filho restando a penas o mesmo a sua capacidade de trabalho e por ultimo ele próprio fazer o seu balanço, e nunca o pai a ditar ordens que venham separar os filhos. O mesmo que recorreu alguns princípios bíblicos disse a guerra acontece em qualquer parte do mundo e assim como Moisês quando libertou o povo do cativeiro do Egipto teve de travar muitos combates para fazer a travessia do deserto com povo. Por isso mesmo nunca podemos nos assegurar no factor guerra porque pode apenas dividir os filhos da mesma terra. Disse Dumbo Huambo.
O mesmo não deixou de condenar vários sobas que sem fazerem parte dos sobados recebem uniformes em certos canais para depois terem direito á salário e receber motorizadas e por ultimo são instrumentalizados para dividir os filhos da mesma terra.
Perguntado se esses casos já aconteceram na sua localidade disse sim mas em pequenas escalas porque não admito quer quem seja não posso deixar acontecer esses actos bárbaros. Ainda adiantou que desde 2008 que este comportamento não acontece porque não deixo talvez na minha ausência, ou também se o meu filho mais velho se encontrar fora desta localidade porque a ele também compete orientar o povo. Então se as igrejas estão em todas partes porque os partidos políticos dependendo da escolha de cada um. Cabe a cada filho da terra escolher aonde deve pertencer e contribuir para o país. Frisou Dumbo Huambo.
Aproveitou na ocasião alertar os anciãos presentes naquela cerimonia no sentido de terem o espírito de congregar todos os filhos da terra e deixar de dividi-los por opções politicas.

Leave a comment